Sabia que existem diversos erros ao usar o cartão de crédito que certamente você comete e não sabia?
Por mais que, o crédito pareça uma ótima opção, pelo fato de ter diversos benefícios para você, como, por exemplo, o parcelamento, é necessário ficar atento com os erros ao usar o cartão de crédito que muitas pessoas comentem.
Apesar de ser umas das principais causas pela qual as pessoas se endividam, é possível usá-lo sem cair em armadilhas.
Entretanto, saiba que para utilizar um cartão de crédito é preciso ter muita responsabilidade e saber controlar seu dinheiro.
Infelizmente, boa parte das pessoas ainda não sabe usufruir da maneira correta, e, por isso, acabam entrando em prejuízos bem maiores que o necessário.
Porém, não pense que não deve usar o cartão de crédito, mas que precisa utilizá-lo com certa sabedoria, e que em muitos casos, ele pode até ajudar no seu planejamento financeiro.
Sendo assim, observe abaixo alguns erros ao usar o cartão de crédito que devem ser evitados, para que você possa aproveitá-lo da forma correta.
Erros ao usar o cartão de crédito: atinge ou extrapola o limite do cartão de crédito
Certamente, em algum dia você já se viu extremamente empolgado quando olhou o limite do cartão de crédito, e gastou mais do que devia.
Infelizmente, saiba que essa não é a melhor forma de usá-lo, até porque, em alguns dias depois você terá que pagar a fatura que gerou.
Além disso, o valor que aparece na tela mostrando o quanto de limite tem o cartão, não é um bilhete premiado.
Por isso, procure usar apenas a quantidade que você sabe que conseguirá pagar quando a conta chegar.
Apesar de ter a opção de parcelar o pagamento, saiba que uma hora vai ser preciso pagar tudo aquilo.
Infelizmente, a dívida e a falta de controle dos gastos, é um dos maiores erros ao usar o cartão de crédito no Brasil e mundo.
Erros ao usar o cartão de crédito: não paga o valor total da fatura
Por mais tentador que seja a oferta do banco do “pagamento mínimo” da fatura do cartão de crédito, saiba que ele pode te colocar em uma grande furada.
Inclusive, aceitar essa oferta é um dos grandes erros ao usar o cartão de crédito.
Até porque, quando você paga apenas o valor mínimo de uma fatura, serão cobrados juros bem altos em cima do valor restante.
Dessa forma, quanto mais tempo você levar para pagar toda a sua conta, mais endividado você estará, e o banco não irá ajudar.
Portanto, para evitar esse tipo de problema, gaste somente aquilo que você conseguirá pagar, sem usar o pagamento mínimo.
Como muitos especialistas afirmam o banco sempre vai te induzir ao pagamento mínimo ou parcelado, uma vez que é daí que sai a maioria dos seus lucros.
Não caia mais nesse erro.
Atrasa o pagamento da fatura
Quando você não tem condições de pagar a fatura no vencimento, é possível atrasar o pagamento, mas, isso trará mais dívidas ainda.
Sendo assim, caso o pagamento atrase um dia, você já terá que pagar uma multa por atraso de até 2% ao mês, juntamente dos chamados “juros de mora”, de até 1% ao mês.
Inclusive, se você atrasar o pagamento e não pagar a fatura do cartão integralmente, lembre-se que vão ser cobrados também os juros altos do crédito rotativo.
Portanto, você pode até atrasar o pagamento da fatura, mas, quanto mais tempo passar, mais juros você terá que pagar.
Parcelamentos longos
A população brasileira sempre teve o hábito muito forte de parcelar um pagamento quantas vezes puder, até por achar que seria mais benéfico, mas em algumas situações não é.
Dessa forma, saiba que você deve evitar o máximo parcelamentos longos, como em 12x, por exemplo.
Isso porque, com o passar dos meses, você pode acabar esquecendo que ainda está pagando tal coisa parcelada, e com isso, acaba não contabilizando os gastos mensais da forma certa.
Por conseguinte, a fatura chega e você não tem dinheiro suficiente para pagá-la, porque esqueceu de acrescentar o valor de algo que está pagando há meses.
Não caia nesse que é um dos erros ao usar o cartão de crédito.
Considerações finais
Quais desses erros você mais comete ou vai começar a evitar a partir de hoje?
Nos vemos em breve.