Cartão de débito tem limite

Uma pergunta que muitas pessoas desejam saber a resposta, cartão de débito tem limite? Se você faz parte do grupo das pessoas que possuem essa dúvida, saiba que está no lugar certo! Neste post vamos dar as principais dicas e informações sobre os limites dos cartões de débito e se existe de fato cartão de débito com limite. Veja a seguir.

Verdade ou mito, cartão de débito tem limite?

O cartão de débito oferece aos clientes uma forma de pagamento em diversos estabelecimentos, retirando o dinheiro da conta do proprietário do cartão no momento da compra. Desse modo, ao passar o cartão, o valor vai de modo imediato da conta do usuário do cartão, para a do vendedor ou prestador de serviço.

Logo, para que o cliente efetue uma compra usando o cartão de débito, é preciso que o dinheiro esteja na sua conta-corrente ou na poupança. Caso não possua o valor necessário, a compra pode ou ser aprovada, ou reprovada. Se a compra for aprovada sem saldo suficiente na conta-corrente ou poupança, o usuário entrará no cheque especial. Pois isso irá significar que possui limite de crédito.

Caso isso aconteça, o ideal é quitar a dívida rapidamente. Não é interessante se endividar com o cheque especial, ainda mais para itens não essenciais. Quando o usuário fica com saldo negativo no banco, a instituição adiciona juros altos diários. Esses podem chegar a 14% ao mês, a depender da instituição financeira ou até 400% ao ano.

Ademais, se ocorrer do cliente também ultrapassar o limite do cheque especial, ou não possuir dinheiro na conta até o dia do pagamento, a instituição poderá realizar a cobrança de multa em cima da dívida do cheque especial. Portanto, o limite no débito existe, e ele é o cheque especial.

Leia mais: Quais os pontos negativos do cartão de débito